sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comunidades de Prática

Comunidades de Prática (CdP) são constituídas por pessoas que estão ligadas informalmente, assim como contextualmente, por um interesse comum no aprendizado e, principalmente, na sua aplicação prática.
Ao oferecer um ambiente de aprendizado forte, baseado em trocas síncronas ou assíncronas de informação, as CdPs tornam-se um conceito bastante atraente tanto para os colaboradores como para as organizações.
É no contexto de suas múltiplas CdPs (formalizadas ou não) que o conhecimento organizacional se desenvolve. Assim, ao apoiar ou institucionalizar CdPs de relevância estratégica (que são formadas em torno de domínios de conhecimento estratégico), as organizações promovem o aprendizado coletivo e a inovação organizacional. As CdPs vão além dos limites tradicionais dos grupos ou equipes de trabalho. São redes de trabalho que podem se estender bem além dos limites de uma organização. Membros de CdPs podem fazer parte de um mesmo departamento, serem de diferentes áreas de uma companhia, ou até mesmo de diferentes companhias e instituições.
A TerraForum tem atuado de várias maneiras no fortalecimento de Comunidades de Prática, tanto no contexto de uma única organização como no estabelecimento de CdPs envolvendo múltiplas organizações (caso típico de associações de classe empresarial, grupos de pesquisa científica etc). Algumas das formas de atuação são as seguintes:
  • Desenvolvimento de estratégias de lançamento, evolução e animação;
  • Determinação de pré-requisitos tecnológicos de sistema;
  • Avaliação, escolha e implementação de ferramentas;
  • Desenvolvimento da arquitetura de informação, taxonomia e regras de funcionamento;
  • Desenvolvimento de modelo de governança;
  • Coaching de moderadores;
  • Treinamento e motivação de usuários;
  • Avaliação de resultados.


Artigos Relacionados




MAIS INFORMAÇÕES:

Para obter mais informações sobre o trabalho da TerraForum:

Ligue para (11) 3088-6021
ou mande um email para: info@terraforum.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário