domingo, 21 de junho de 2009

Esboço para se discutir as práticas culturais em Sete Lagoas

O que está dando certo e o que pode dar errado nas práticas culturais da cidade Mineira de Sete Lagoas?

*Demétrius Cotta

É remanescente a discussão a respeito da fusão da secretaria de cultura com a de Educação. Lembro-me muito bem dessa tentativa da administração publica municipal, anterior a essa atual, de efetuar essa fusão.

Lembro-me também da atuação do CMC (Conselho Municipal de Cultural – SL) em levar esse item para a pauta e discutir a respeito e o que os conselheiros acharam: “- Não deveria acontecer essa fusão (...).”
Porém o assunto não é sobre a fusão da educação e cultura e sim sobre a defasagem de ação atributiva ao cargo de Secretario de Cultura e Comunicação.
É certo que os valores de ambas as pastas são equivalentes e convergentes e que uma não vive sem a outra. Nesse sentido acredito ser possível viabilizar um diagnóstico mais aprofundado dos obstáculos e das facilidades que a integração de ambas as categorias em um município poderia acarretar.
Acredito que a competência da Secretaria de Planejamento (ou outra), poderá aquilatar o ganho real da integração de ambas, prevendo o nível de complexidade e os custos aproximados para atingi-la. Não iríamos muito longe se não levarmos em consideração um pouco de antropologia organizacional e analisar as redes organizacionais existentes na cidade mineira de Sete Lagoas, daí, seria um pulo para identificarmos os colaboradores chaves, inovação, e motivação, usando inclusive as redes informais de expertise, cooperação, confiança, “tradição” (...) como informação estratégica, tanto para o redesenho estrutural, quanto para esse monitoramento integracional; e se os frutos dessa integração foi ou tem sido benéfico para valorização da tentativa de se incorporar uma política cultural no município. Sem esse diagnóstico, acredito que se deveria retomar a discussão em torno do conceito “Integração Pós Fusão”. Como sugestão está numa boa hora de se pensar no assunto levando em consideração a inteligência em desenvolver insumos desse monitoramento de integração da secretaria de Cultura (Comunicação) pelo seu secretário; Fred Antoniazzi e até mesmo pelo secretário de Planejamento.
Que me perdoem os escolhidos para os respectivos cargos supra citados; mas no caso torna-se de fundamental importância a definição de um plano de integração cultural com a pasta de “Comunicação e Cultura”, e tanto internalizar como externalizar ferramentas de gestão colaborativa do conhecimento - como foi iniciado - e esperamos resultados - pela realização do Fórum Cultural de Sete Lagoas que acenou timidamente por mobilizações do capital humano da nova organização cultural que se inicia.
Após tudo organizado nos seus devidos lugares lanço aqui o desafio de se efetivar a famigerada fusão entre as duas pastas e sucessivamente como plano de ação; se valendo das “CoP’s” (Comunidade de Práticas) como agentes de atividades de integração e que por sua vez é uma ferramenta utilizada pelo ambiente educacional e que muito traz contribuição às gestões compartilhadas em busca de resultados. Nesta perspectiva, seriam processos que levariam - previamente em consideração - a integração dos capitais humano, cultural e social das organizações; ou a separação de ambas as pastas; a de Cultura e Comunicação.

A Rede aan!
www.redeaan.blogspot.com não se furta o dever de contribuir com o cidadão Sete Lagoano e desenvolve seus estudos objetivando influenciar pelo mundo virtual, esse cidadão local e o nacional, através de uma comunidade de 40 blogs voltados para processos discursivos aos ideais de implantação de uma política cultural que satisfaça ou que dissemine o assunto cultural como responsabilidade social, não só dos governos , mas do cidadão consciente e participativo.

Sobre as CoP’s temos um blog voltado sobre o assunto: www.copratica.blogspot.com, além de muitos outros que propõem a imersão total em assuntos altamente definidos como inclusivos e fundamental para a adaptação num meio externo cada vez mais exigente.
*Demétrius Cotta
Educador Social
Comunicador Social


Um comentário:

  1. Demétrius, admiro o seu envolvimento com a cultura e percebo-o quão ativo está na questão de investimento no capital humano; uma concepção que Pierre Lèvy previa acerca da inteligência coletiva entre comunidades na região dos mundos virtuais - isso foi num debate no campo universitário, interior de SP, antes dos anos 90. Talvez, no início aparente um espaço tímido, contudo o importante é começar a caminhar com as "sandálias da humildade" (Cotta,D.)para engendrar essa base do saber. Pierre Lèvy afirmou que "o conhecimento é o fundamento do poder, quando se repete por todos os lugares que a capacidade de aprender e de inventar sustenta o poder econômico, não há talvez outra via para uma renovação da democracia que não imaginar e colocar em obra formas não-excludentes de relação com o saber."
    Parabéns à Rede aan! e CoP´s pela iniciativa,
    abraços,
    Lumiy

    ResponderExcluir